• Sândor Vasconcelos

Cheguei ao aeroporto sem documentos, cartão e dinheiro. E o celular salvou minha viagem

Atualizado: 1 de Mar de 2019

Quando saio de casa, tenho um macete pra não esquecer de levar as coisas mais básicas e importantes. Sempre me pergunto se estou com os três Cs: carteira, celular e chave. Se saio pra trabalhar, tem o quarto C: crachá.

Dia desses, cheguei ao Aeroporto de Congonhas para viajar pro Recife. Desço do carro 20 minutos antes do embarque e bato a mão no bolso. Havia esquecido um dos Cs em casa, justo a carteira com documentos, cartão, dinheiro... Não dava pra voltar e pegar. Bateu o desespero.

Corri no balcão da empresa aérea e o atendente garantiu que eu poderia embarcar com o Título de Eleitor digital, o e-Título (saiba como obter). Embarquei sem problema algum. O primeiro problema estava superado, mas ainda precisava resolver a questão da grana e do cartão de crédito.

Consegui sacar dinheiro no caixa eletrônico usando o acesso pela minha digital. Ter o cadastro biométrico no banco Santander salvou minha pele (não sei dizer se dá pra sacar assim no exterior).

Pra fechar, o aplicativo do cartão de crédito Santander permite fazer pagamentos por aproximação, utilizando a tecnologia NFC. Funciona perfeitamente e, para minha surpresa, quase todas as máquinas aceitavam esse formato. Importante não confundir com o cartão virtual, que é usado para compras por internet. O pagamento por aproximação precisa ser liberado usando o cartão físico.

O que poderia ter sido uma tragédia pra minha viagem acabou sendo uma experiência muito legal. Vale a pena ter essas opções e também a Carteira Digital de Trânsito (conheça melhor) no celular. É só fazer o cadastro no posto do Detran (fiz quando renovei), baixar o app e usar o QR-code pra se cadastrar. O documento digital tem validade como se fosse o físico. Tomara que num futuro próximo passaporte também esteja disponível digitalmente.

Na próxima viagem não pretendo deixar a carteira em casa, mas se acontecer de novo pelo menos estarei mais tranquilo. Ah, aqui tem a lista dos documentos digitais que a Anac aceita para embarque em voos domésticos.

71 visualizações
Sobre mim

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

Receba as novidades

Sândor Vasconcelos, jornalista profissional e turista amador. Resolvi juntar as duas coisas e criei o blog. Espero que os roteiros, dicas e sugestões sirvam de inspiração para muitas viagens.