Sândor Vasconcelos
Santa Catarina: rota da cerveja - 4 dias
Atualizado: 9 de set. de 2018

Época da minha viagem: fevereiro de 2016
"Modo de usar" este roteiro: ele está exatamente como eu fiz. Sugiro conferir os horários (que costumam sofrer poucas alterações) e os valores (que podem mudar muito) nos links oficiais que coloquei e... boa viagem!
Uma das boas atrações quando se visita a região de Blumenau, em Santa Catarina, é degustar as ótimas cervejas produzidas por lá. Visitei alguns bares de cervejarias em Blumenau, Pomerode e Joinville. A seguir, conto um pouquinho sobre cada experiência.
Dias 1 e 2
Blumenau

A cidade oferece muitas opções turísticas, culturais, históricas e ligadas à natureza. Fiquei dois dias e meio e visitei a maior parte delas. A região em torno da Prefeitura concentra a maior parte dessas atrações, principalmente museus relacionados à colonização. São bem interessantes e baratas. Tem até um Cemitério de Gatos, atrás do Museu da Família Colonial. Uma das paradas nas proximidades, na Praça Hercílio Luz, é o Museu da Cerveja (9h-17h seg a sex / 10h-16h sáb, dom e feriados). A entrada é gratuita e a visita é muito rápida. Exibem um filme curto sobre a história da cerveja na cidade e há um acervo com materiais antigos, fotos, equipamentos e explicação sobre o processo de produção da bebida. Vale dar uma passada. À noite, um ótimo programa é jantar no Parque Vila Germânica, onde ocorre a tradicional Oktoberfest. Lá há algumas opções de bares que oferecem uma variedade enorme de marcas de cervejas nacionais e internacionais. Dentre as locais, o destaque fica por conta da Eisenbahn. Vale muito a pena visitar o bar da fábrica (Rua Bahia, 5181) e aproveitar os ótimos preços. Eles também vendem os produtos na loja que fica junto ao bar. Vejas os horários aqui.
Dia 3
Pomerode

A “cidade mais alemã do Brasil” é bem pequena, muito bonitinha e os principais pontos turísticos podem ser visitados em um ou dois dias, dependendo do ritmo. Lá, fui ao bar de fábrica da cervejaria Schornstein (Rua Hermann Weege , 60), chamado Schornstein Kneipe (veja horários e contatos aqui). O atendimento deixou um pouco a desejar e, além disso, pedi dois pratos que constavam no cardápio, mas estavam em falta. Na terceira tentativa, consegui algo para comer (por ser vegetariano, é sempre mais difícil) e pedi o menu degustação das boas cervejas da casa, com destaque para a Imperial Stout. Além do bar da fábrica catarinense, há outro na cidade paulista de Holambra (região de Campinas), na Rua Rota dos Imigrantes, 2301. Horários e contatos aqui.
Dia 4
Joinville
Aqui a estadia foi bem rápida, mas tive tempo para passar um tempo agradável no ótimo bar da Cervejaria Opa, no térreo do Shopping Müeller. Não é um bar de fábrica, mas os preços são muito bons e eles têm umas comidinhas bem legais. Junto ao bar há uma loja bem completa, com as cervejas e objetos ligados ao tema. Uma dica é se hospedar no Hotel Bourbon, anexo ao shopping. Há uma passagem direta entre os edifícios. Ou seja, se abusar da bebida, nem táxi precisa chamar.